240 ou 60 Hz?

A nova linha de TVs LG da família LIVE BORDERLESS™ tem entre seus membros um modelo feito com a tecnologia LCD. Por conta disso, vejo em vários locais que essa tela específica (SL80) tem TruMotion de 240 Hz. Como? Calma que eu explico.

Os 240 Hz (ou Hertz) se referem à frequência de atualização dos quadros de imagem na tela do televisor. TVs LCD mais antigas têm frequência de 60 Hz, e isso torna imagens em movimento (o seu futebol de quarta à noite ou domingo à tarde) mais borradas e sem muita definição. Aumente a frequência e os borrões somem, basicamente.

Lembre que um segundo de vídeo tem 30 quadros em movimento e, por limitações técnicas, os LCDs não conseguiam lidar direito com isso, criando os borrões na tela. Os 240 Hz (ou TruMotion, nome dado pela LG para essa tecnologia) aceleram o processamento dos quadros, dando uma percepção de movimento nuito mais suave.

Além de esportes, outro uso muito indicado para TVs LCD com 240 Hz é para assistir discos em Blu-ray: muitos filmes têm uma taxa de quadros por segundo menor (24 qps). Desse modo, a TV LCD consegue inserir os frames interpolados na imagem para tornar tudo mais suave e nítido. Ou seja, aquilo que parecia um palavrão é apenas uma tecnologia que torna tudo mais fácil.

TAGS: