LG-lavadoras

A consumidora Ivone Aguiar questionou recentemente alguns pontos em relação à operação das lavadoras LG.

– Como se usa a opção enxágüe + centrifugação sem desprogramar a pré-lavagem ou molho?
– Quantas vezes esfregar, quanto de sabão usar, e tipos de sabão a serem utilizados?
– O enxágüe é super importante: o sinal ++ significa o quê?
– Colocar sabão até o nível: qual? O que significam os símbolos dentro do reservatório?
– Qual é a periodicidade de se limpar o filtro do motor? Precisa ser através do técnico?

Como estas também são dúvidas recorrentes de outras pessoas que nos enviam suas perguntas pelo blog, colocamos à disposição um pequeno guia sobre estas questões:

Uso do enxágue + centrifugação desprograma a pré-lavagem e molho

A utilização do programa enxágue + centrifugação ocorre quando deseja-se somente enxaguar e na sequência centrifugar: ou seja sem passar pelo processo de lavagem, esse programa normalmente é utilizado quando lavou-se as roupas à mão, por exemplo.

Uma vez acionada essa função no botão opção, desprograma-se a função pré-lavagem, pois esse programa tem como princípio o seguinte funcionamento:

Ativa uma espécie de “turbo” de lavagem, ou seja, o cesto gira a uma velocidade maior e, portanto o movimento de tombamento é mais intenso fazendo com que a sujeira das roupas sejam mais facilmente removidas. Esse processo funciona durante 15 minutos, anterior ao processo de lavagem. Normalmente é utilizado quando as roupas estão muito sujas.

Já o molho, quando acionado funciona durante 60 minutos e não há movimentação do cesto, fazendo com que as roupas fiquem “paradas” na água.

Como os programas de enxágue + centrifugação acontecem após o processo de lavagem, e os programas de pré-lavagem e molho antes da lavagem, o fato do acionamento de uma dessas funções não interferem na outra.

Quantas vezes esfregar, quanto de sabão usar, e tipos de sabão a serem utilizados

O movimento que a lavadora faz responsável pela remoção da sujeira é o de tombamento, ou seja, o cesto gira em movimentos horários, as roupas que ficam na base do cesto são “levantadas” e caem; com a queda, as fibras do tecido se abrem e em conjunto com a ação do sabão, a sujeira é removida. A frequência e a intensidade desse movimento variam em função do programa de lavagem escolhido:

Por exemplo: Algodão (para roupas com tecidos mais grossos: calça jeans, toalhas, etc), Tecidos delicados (lingeries, seda) e Lavagem Manual (quando há na etiqueta da roupa a indicação de lavar “a mão”).
A quantidade de sabão é determinada pelo usuário, inclusive, normalmente a recomendação de quanto usar é indicada pelo fabricante de sabão em pó.

Nas Lavadoras do tipo Front-Load é mais indicado a utilização de sabão líquido (já disponível no mercado brasileiro). O sabão em pó pode ser utilizado também, mas, a recomendação nesse caso, é que uma vez ao mês o dispenser seja removido e lavado, pois pode acontecer acúmulo de sabão e o mesmo calcificar.
Quanto ao uso do amaciante, é indicado que caso seja muito espesso, ela seja diluído antes em água para não obstruir a passagem do amaciante no cesto da lavadora.

O símbolo ++ refere-se à quantidade de água a ser utilizada no processo de enxágue.

Assim temos:

Enxágue + significa Enxágue extra: No programa Algodão o enxágue é feito 3 vezes, acionando “Enxágue +” = 4 enxágues,; Algodão Rápido é feito 2 enxágues, acionada a função “Enxágue +” = 3 enxágues, e Rápido 30 é feito 1 enxágue, acionando a função “Enxágue +” = 2 enxágues.

Enxágue ++ : Permanece o mesmo tempo dos enxágues pré-estabelecidos, o que muda é o fluxo de água nos processos, que é maior.

A divisão do reservatório é a seguinte:

reservatório

O filtro que necessita ser removido para limpeza periódica é o “filtro de fiapos” localizado na parte inferior do produto.

Abra a porta, gire o filtro (importante que a entrada de água seja desligada antes), remova o filtro com movimento anti-horário. É comum que fiquem depositados fiapos de tecido que podem causar mal-cheiro se não removidos, além de eventualmente prejudicar o processo de centrifugação.

Após a lavagem, recoloque o filtro e gire no sentido horário até travar, pois se não for travado, a água pode sair por ali. Lembre-se de ligar a entrada da água novamente.

A recomendação é que esse filtro seja limpo preferencialmente uma vez por semana.

TAGS: