Vou ser sincera, essa é uma dúvida que eu também tenho e morro de medo! Será que os alimentos que a gente aquece no forno micro-ondas fazem mal à saúde?

Procurei na Googlelândia e encontrei respostas bem confiáveis. Leia:

As refeições preparadas no forno micro-ondas não fazem mal à saúde. As ondas eletromagnéticas produzidas pelo aparelho são de alta freqüência e, ao penetrar nos alimentos, são imediatamente convertidas em calor, sem deixar nenhum resíduo.

Ao contrário das ondas de raio X, raios gama e ultravioleta, as micro-ondas não são ionizantes, ou seja, não modificam as moléculas do alimento atingido. Do ponto de vista nutricional, os alimentos cozidos em microondas são iguais ou até melhores que os preparados de forma convencional, pois a comida passa menos tempo em cozimento, perdendo, assim, menor quantidade de vitaminas e sais minerais.

Também não há perda de proteínas nas refeições preparadas em micro-ondas. O que pode ocorrer, em temperaturas acima de 45 C, é a desnaturação protéica, processo que transforma as proteínas e destrói suas propriedades fisiológicas, dificultando seu congelamento e sua mistura à água, por exemplo. 

Mas para que o micro-ondas realmente não cause nenhum prejuízo é preciso observar as seguintes regras:

Não ligue o forno de microondas se ele estiver vazio; 

Não use o forno se a dobradiça, o trinco ou a vedação da porta estiverem danificados;

Alimentos com pele, casca ou membrana, como tomate, batata, salsicha, etc, devem ser perfurados com um garfo antes de irem ao forno, pois poderão explodir;

Nunca aqueça os alimentos em embalagens totalmente fechadas, pois poderão explodir;

Quando aquecer alimentos para bebês e crianças, certifique-se de que a temperatura do alimento esteja adequada antes de servi-lo, evitando o risco de queimaduras; 

Não utilize recipientes metálicos, nem com detalhes em metal, pois eles prejudicam o desempenho do aparelho, podendo causar faiscamentos que danificam a cavidade do forno.

Ufa! agora fiquei tranquila!!!!

Fonte: INMETRO www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/microondas.asp

TAGS: