Uma das vantagens que celulares Android oferecem é a possibilidade de estar conectado o tempo todo. Seja por uma rede 3G, EDGE ou Wi-Fi, os smartphones com esse sistema móvel estão sempre acessando a internet para atualizar algum aplicativo para seu usuário, como um e-mail, um recado no Facebook ou uma mensagem direta no Twitter.

Essa conexão toda tem um preço: a bateria acaba mais rápido quando o celular fica constantemente recuperando dados pela rede. Então um dos passos para economizar bateria é diminuir a frequência dessas atualizações. E é isso que vou demonstrar como fazer.

Desligue as notificações de redes sociais

Pode ser bastante conveniente ficar sempre conectado no Facebook ou Twitter, mas quando a bateria está acabando, talvez você possa deixar de lado o recebimento de notificações e deixar o celular ligado mais tempo.

Para isso, vá às configurações de cada um dos aplicativos e procure pelas notificações. As configurações variam de aplicativo para aplicativo, mas, no caso do Facebook (tela à esquerda), basta desmarcar “Notifications” e, no Twitter (tela à direita), é só desmarcar a opção “Automatic Refresh”.

Desative a rede 3G ou use apenas Wi-Fi

Por ser mas rápida, o acesso à rede 3G gasta um pouco mais de bateria. Então se você não se importa em continuar acessando a rede com uma velocidade mais baixa, vá em configurações -> configurações de rede -> redes móveis e selecione a opção “Use only 2G networks”, como mostrado acima. Dessa forma, ele se conecta apenas à rede EDGE da sua operadora, que gasta menos bateria.

Outra alternativa é lembrar de desativar a redes de dados quando uma conexão Wi-Fi está disponível. Se você estiver em casa, por exemplo, e tiver criado uma rede sem-fio com o seu roteador, vá às configurações, configurações de rede e desmarque a opção “Data enabled”, como mostra a tela acima. Assim ele se conecta à internet normalmente e não gasta tanta bateria.

Para emergências: ative o modo avião

A bateria está no fim mesmo? Não há uma tomada por perto ou você está longe do carregador? Então é hora de usar a solução nuclear. Nas configurações do Android, vá em configurações de rede e ative o “Airplane mode”, como mostrado acima. Dessa forma, o aparelho vai estar desconectado da rede completamente, tanto em termos de dados como de voz. Então fique ciente de que você vai parar de receber ligações assim como deixar de se conectar à rede. Tudo para economizar a bateria.

TAGS: