Com a constante evolução das conexões à internet, era natural que cada vez mais uma maior quantidade de dispositivos se tornassem conectados. Essa evolução aconteceu também com as TVs, que passaram a ser uma verdadeira central multimídia. Da mesma forma que o telefone celular se tornou um “Smartphone”, a TV convencional se tornou uma Smart TV!

Mas a LG Smart TV não é só uma TV conectada à internet. É bem mais que isso. Cada televisor da LG que conta com a plataforma Smart TV se torna uma central de conteúdo digital com recursos sensacionais. São várias possibilidades de entretenimento que antes estavam restritas às telas de computador ou aos media centers, que nem sempre são fáceis de configurar.

Eu passei uma semana brincando com uma Smart TV e aí embaixo você confere o meu review completo.

Aparência e design

Antes de falar das inúmeras funcionalidades da Smart TV é bom atentar para o look and feel que ela oferece. O painel inicial, acessado facilmente por meio do botão específico do controle remoto, mostra ao mesmo tempo o sinal do canal de entrada escolhido (seja ele o DVD, Blu-ray player, console de videogame ou TV a cabo) e também lista na tela de forma organizada os paineis de serviço e aplicativos, permitindo o fácil acesso para qualquer um deles.

Além disso, o painel de serviços premium também tem um fundo customizável. Depois de selecionar uma cidade na lista, o fundo vai mostrar exatamente o clima da cidade selecionada, mudando de acordo com o horário ou a previsão do tempo.

Serviços Premium: videos-on-demand, notícias e redes sociais

Nessa sessão você encontra os conteúdos que já estão “embarcados” na Smart TV para facilitar o consumo de conteúdo. Na área de conteúdo de vídeo dela está o aplicativo do YouTube, que por si só já é uma enorme biblioteca de vídeos digitais, como também há uma variedade de serviços de aluguel e venda de filmes e séries por streaming, como a Saraiva Digital, Terra TV Vídeo Store e Net Movies. Basta ter uma conta em um desses serviços, fazer o login e começar a assistir.

Além desses serviços, nessa parte também existem aplicativos de canais de conteúdo como o UOL e IG e Caras, que exibem não só as últimas notícias como também reportagens especiais em vídeo.

Em mídias sociais, a Smart TV não decepciona: há um aplicativo para o Facebook e Twitter, além do aplicativo de compartilhamento de fotos Picasa e do Google Maps, dentre outros. Aqui a Smart TV prova que ela não serve só para mostrar conteúdos, mas também para compartilhar.

LG Apps: aplicativos para sua TV

Nessa área ficam listados os aplicativos desenvolvidos especificamente para a Smart TV. É um serviço novo, mas que já conta com uma variedade enorme de aplicativos com as mais diversas funcionalidades e usos.

Existem jogos, aplicativos educativos, centralizadores de conteúdo e vários outros, que servem para expandir ainda mais as funcionalidades de uma Smart TV.

Smart Share

Até agora vimos que a Smart TV oferece uma grande leva de opções para quem quer consumir conteúdo de vídeo profissional por meio dela. Mas e para aqueles conteúdos criados por nós mesmos? Aquelas grandes coleções de fotos de aniversários, vídeos de viagens e etc, que não queremos disponibilizar na internet.

É aí que entra o Smart Share. Essa funcionalidade suporta o padrão DLNA de compartilhamento de conteúdo. Isso quer dizer que computadores, celulares e dispositivos com esse padrão podem facilmente se conectar por meio da rede Wi-Fi com a Smart TV e exibir seus conteúdos diretamente.

Não importa qual seja o dispositivo, a configuração é fácil e rápida. No caso de aparelhos de celular, basta seguir as instruções na tela do telefone. Em computadores com Windows XP, Vista ou 7 só é preciso instalar o Nero MediaHome 4 e escolher qual conteúdo será compartilhado. Uma vez que o programa está ativado e rodando no computador, a Smart TV consegue acessá-lo e exibir os conteúdos escolhidos na tela, desde que o arquivo seja suportado.

Time Machine: gravando conteúdo digital

Para quem gosta de gravar conteúdos da TV Digital para assistir depois, a Smart TV é uma ótima escolha. Ela é uma TV que se enquadra na especificação Time Machine Ready, que o Henrique Martin já falou aqui. Esse modo permite que você plugue um HD externo na porta USB da TV e com isso grave o sinal digital da TV.

Também é possível agendar gravações com seleção de canal e horário específico. Dessa forma mesmo que você esteja dormindo ou trabalhando, longe de casa, a Smart TV se encarrega de gravar o que você escolheu.

Smart TV: não é só para TVs da LG

Mas e se sua TV não conta com as funcionalidades Smart TV, ainda é possível ter acesso a algumas das facilidades que ela oferece. Além de integrar diretamente a Smart TV nas suas próprias TVs, a LG se preocupou em transportar algumas dessas funções para televisões que não sejam tão smart.

Isso é possível através da linha de Blu-rays e Home Theaters com a função LG Smart TV. Ligando qualquer modelo na sua TV, ela se transforma em uma Smart TV e você passa a contar com algumas das facilidades que ela oferece.

TAGS: