LG Optimus 4X HD, com NFC

Os smartphones mais recentes com Android já contam com a tecnologia NFC. Os aparelhos mais novos da LG também, como o LG Optimus 4X HD,  podem usufruir do mundo chamado NFC. Ok, você sabe que seu celular conta com este recurso, mas para que ele serve? Calma, calma. Nós vamos explicar.

O que é NFC?

NFC significa “comunicação de campo próximo” e é um padrão de conexão que permite que dois aparelhos comuniquem-se em um espaço muito pequeno – algo próximo dos dois centímetros. É uma tecnologia semelhante ao RFID, que é usado em cartões de transporte ou supermercados, e existe desde 2004, só que sua implementação em celulares começou apenas agora, quando o Android começou a aceitar esta ferramenta em seus smartphones.

A conexão NFC sempre é criada com a parte traseira do aparelho, e fica em uma parte metálica da tampa da bateria. Se você está curioso, é só abrir a tampa da bateria do seu smartphone LG e procurar por pequeninos pontos metálicos de contato, geralmente na cor dourada. É por meio destes pontos que a antena NFC funciona.

Ok, como eu uso isso então?

Como o campo de conexão entre ambos os aparelhos é muito pequeno, nos smartphones o NFC funciona como ponte para outro tipo de conexão, seja ele Bluetooth ou Wi-Fi. Neste caso, você tem um LG Optimus 4X HD , por exemplo, e o encosta em outro 4X HD, e uma conexão Bluetooth é estabelecida sem a necessidade de senha. A “senha” é o próprio contato entre ambas as partes. Entendeu?

Além da troca de arquivos entre dois aparelhos, há também algumas etiquetas – como as LG Tags – que funcionam como “chave” para ligar algumas ferramentas e/ou aplicativos. É um recurso bastante útil para quando você chega no carro, onde já está uma etiqueta que está configurada para iniciar o Google Maps e ligar a antena GPS do aparelho. Ou então quando chega em casa, e a etiqueta que está na mesa aciona o modo silencioso e abre o aplicativo de relógio. Basta encostar a etiqueta e a função é acionada, automaticamente.

E para o que mais serve?

Olha, no Brasil é bem limitado. Porém, o UOL está testando maquinetas de cartão de crédito da empresa PagSeguro. Estas máquinas vão permitir que o pagamento de algumas compras aconteçam pelo smartphone. Basta encostar o celular, enquanto um aplicativo específico está aberto, e confirmar o pagamento. Este tipo de negociação visa substituir o cartão de crédito das mãos dos consumidores. No exterior esta realidade já existe em alguns lugares, como cafés e mercados.

A operadora Oi já criou parceria com a Cielo, Banco do Brasil e a Paggo, para incluir um aplicativo de pagamento via NFC do Oi Paggo. As funções fora do smartphone ainda engatinham no Brasil, mas estão crescendo e devem aparecer mais e mais vezes.

TAGS: