O domingo de Páscoa está chegando e o chef Rodrigo Saraiva mostrou que essa data não vive só de chocolate. ;) Que tal uma colomba pascal feita em casa? E para deixar a receita ainda mais gostosa e pronta rapidinho o chef usou o Forno Multifuncional Solar DOM da LG.

 

Primeiro, vamos aos ingredientes:

 

Para a massa:

500g de farinha de trigo

30g de fermento biológico (fermento para pão)

5 gemas de ovo

100g de manteiga sem sal

100g de açúcar

30g de mel

5g de sal

130ml de leite

Raspas de 1 laranja

130g de uvas passas

200g de frutas cristalizadas

 

Para a cobertura:

5 claras de ovo

150g de castanhas de caju trituradas

150g de castanhas de caju inteiras

100g de açúcar

 

E agora, o modo de preparo:

 

Ativação do fermento: antes de iniciar a massa da colomba, faça uma pequena massinha para ativar o fermento biológico. Esfarele o fermento em uma tigela pequena e coloque 2 colheres de sopa de farinha de trigo e 4 colheres de sopa de água em temperatura ambiente. Misture bem até que a massa fique homogênea e deixe descansar, coberta por um pano úmido, durante 20 minutos.

Passado esse tempo, em um bowl grande de batedeira, coloque a farinha de trigo junto com a massinha descansada e abra um círculo no meio. Neste círculo, adicione as gemas, a manteiga, o açúcar, o mel, o sal, o leite e as raspas de laranja. Misture bem a massa e sove até que ela esteja bem elástica. Se for usar uma batedeira, sove em torno de uns 15 a 20 minutos. Se for fazer à mão, sove por meia hora. Leve a massa a uma superfície lisa e adicione as frutas cristalizadas e uvas passas.

Unte uma forma própria para usar no seu LG SolarDOM com manteiga e farinha de trigo e coloque a massa da colomba dentro. Cubra com um pano úmido e deixe descansar (fermentar) por mais 40 minutos. Enquanto isso, prepare a cobertura misturando a clara de ovos e o açúcar em uma tigela. Aproveite este tempo também para pré-aquecer seu LG SolarDOM na função convecção na temperatura de 180ºC.

Terminado o tempo de descanso da massa, pincele a cobertura sobre a colomba e salpique as castanhas de caju trituradas e inteiras por cima. Leve ao LG SolarDOM por 20 minutos e, se necessário, acrescente mais 5 minutos para finalizar.

Retire do LG SolarDOM e deixe resfriar por alguns minutos. Desenforme a colomba e confirme se está bem assada, dando leves tapinhas na parte de baixo dela. O som que você deverá ouvir é de oco.

 

 

 

Chame toda a família, bom apetite e ótima Páscoa!