Todo mundo gosta de ganhar ovos de chocolate na Páscoa, não é mesmo? Acontece que muitas vezes acaba sobrando um ou outro e, para que eles não fiquem envelhecendo na geladeira ou na despensa, aqui vai uma ótima dica do chef de cozinha Rodrigo Saraiva, o Verrines de chocolate com laranja e base crocante.

Verrine é qualquer comida montada em copos, porções geralmente individuais.

 

Você vai precisar:

 

Ingredientes:

250g de chocolate (amargo, ao leite etc)

100g manteiga

2 gemas de ovo

2 claras de ovo em neve

60g de açúcar

200ml de creme de leite batido

125ml de suco de laranja

Zestes de 1 laranja

12 unidades de biscoito maizena

 

Agora, o modo de preparo, usando o micro-ondas LG:

 

Em um bowl, raspe as zestes de 1 laranja e esprema o suco logo após. Leve ao seu micro-ondas LG para reduzir durante 4 minutos em potência máxima. Ao fim do tempo, reserve e deixe esfriar.

 

Em outro bowl, junte o chocolate picado com cubinhos de manteiga e derreta no micro-ondas LG em etapas. A primeira etapa vai durar 1 minuto. Então, tire e mexa bem.

 

Recoloque por mais 30 segundos e mexa. Quando o chocolate e a manteiga estiverem derretidos, mexa bem para combinar e reserve.

 

Quando o suco de laranja estiver em temperatura ambiente, misture-o no chocolate e combine bem. Incorpore então as gemas de ovo e o creme de leite batido em ponto de picos (creme chantilly).

 

Usando uma batedeira, bata as clara de ovo em neve e adicione o açúcar para finalizar. Misture as claras em neve na base de chocolate com laranja com uma espátula de silicone, fazendo movimento de dobrar delicadamente.

 

Para a montagem do verrine, quebre 2 biscoito maizena por verrine e coloque no fundo do copo. Por cima, despeje a mousse de chocolate com laranja e leve à geladeira para firmar por pelo menos 3 horas.

 

Para decorar, use gomos de laranja, zeste de laranja cristalizada e creme chantilly.

A receita rende 6 verrines. Depois de completar todas as etapas, é só servir e aproveitar a sobremesa. :)

 

Para saber mais sobre o micro-ondas LG, é só entrar na página: http://tinyurl.com/kpxl8jh